[Resenha de livro]: Fazendo meu Filme #1
- Camila Trovo
- 14 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Título: Fazendo meu Filme - A Estreia de Fani
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Categoria: Romance / juvenil
Páginas: 336
É o primeiro de uma série de quatro livros, escritos pela autora brasileira Paula Pimenta. Comecei a gostar dos livros dela justamente por causa de Fazendo meu Filme: ela consegue prender o leitor com sua escrita divertida.
O livro é todo narrado por Fani, apelido de Estefânia, nome que no caso ela odeia. Fani tem 16 anos e mora em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde estuda em um colégio de freiras. Logo após começar a estudar lá, ela encontra Gabi, que viria a ser sua melhor amiga; Priscila e Rodrigo, que namoram desde os treze anos; (a história deles é contada melhor em Minha Vida Fora de Série, também da Paula Pimenta) Natália, sua amiga de infância; e Leo, seu "melhor amigo".
No livro, ela conta sua rotina diária, nos fazendo acompanhar seus pensamentos, suas emoções...Além de falar da coisa que ela mais gosta: filmes! Sim, a Fani tem uma coleção de DVDs e é viciada em cinema, até que seu sonho é fazer faculdade de Cinema. No entanto, sua mãe conta que ela faça Direito, o que gera uma certa discordância entre as duas.
Fani também deixa claro no livro a sua paixão pelo seu professor de Biologia, Marquinhos. Ela chega até a descobrir seu número de telefone.
Mas, a vida "não tão agitada" de Fani pode dar uma reviravolta completa quando surge a ideia de ela fazer um intercâmbio. Mas, ela iria deixar seus amigos e familiares, assim, do nada? Como iria viver em um país onde não conhece ninguém?
Alguns de seus amigos a apoiaram, já Leo decide se afastar de Fani justamente nesse momento, e claro que ele tinha um motivo. Não, não darei spoiler, porém não posso deixar de comentar que eu torcia pelos dois. ~hihihi
O livro traz conversas no MSN, telefonemas, e-mails e bilhetes, onde deixa o leitor mais envolvido com a história. Além disso, em cada começo de capítulo, a autora colocou um trecho de um filme, que tem tudo a ver com o que vai acontecer nesse tal capítulo!

Ele é um livro juvenil, porém se encaixa em todas as idades. Não é difícil gostar da escrita da Paula Pimenta. Eu por exemplo, achei esse primeiro bem light, por não ter acontecido coisas tão "surpreendentes" até chegar no meio da história. Mas, tenho que confessar, quando acabei de ler, já não via a hora de ler o segundo! Querer saber o que aconteceu com a Fani depois de tudo.
Enfim, uma "leitura que merece ser lida".
コメント